Estrada Real: O Caminho Velho

Caminho Velho
Caminho Velho. Foto Instituto Estrada Real.

O Caminho Velho também conhecido como o Caminho do Ouro, foi o primeiro percurso da Estrada Real, que tinha como objetivo transportar o ouro extraído das minas de Ouro Preto/MG ao litoral através da cidade de Paraty/RJ.

Com um total de 710 km dos quais 640 são trilhas e terra, estima-se ser necessário no mínimo 5 dias para fazê-lo com calma e curtindo suas atrações culturais e as belas paisagens caminho à fora. Mas é claro que isso depende do objetivo de cada um.

Entre as principais cidades, foram selecionados os pontos turísticos mais elogiados e com maior representação histórica e no final do post uma orientação sobre como mapear o percurso trecho a trecho com a colaboração do Instituto Estrada Real.

Conjunto_arquitetônico_e_urbanístico_de_Ouro_Preto
Conjunto Arquitetônico de Ouro Preto/MG. Foto trekearth.com.

Ouro Preto/MG

Cidade mineira que representou um papel importante no ciclo do ouro e hoje atraí turistas com sua arquitetura colonial. Com aproximadamente 70 mil habitantes foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1980.

Suas ruas, igrejas e museus, são as principais atrações.

Entre as várias igrejas destacam-se a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja Santa Efigênia dos Pretos, todas com alguma expressão de Aleijadinho.

Entre os museus, o da Inconfidência merece uma visita, é um prédio imponente localizado na Praça Tiradentes. A Casa dos Contos que mantém um acervo de cédulas, moedas e medalhas brasileiras é muito elogiada pelos visitantes.

Outro ponto interessante são as visitações as Minas onde eram realizados os trabalhos de extração de ouro.

Para comprar souvenirs, perto da Praça Tiradentes acontece a Feira do Largo de Coimbra, com artesanato de pedra sabão. Os bares, lojas e restaurantes se concentram na Rua Conde de Bobadela, também conhecida como Rua Direita.

tiradentes1
Ao fundo a Igreja de Santo Antônio em Tiradentes/MG. Foto de altreterreviaggi.it

Tiradentes/MG

A pequena Tiradentes, é mais um “cantinho” histórico desta região.

A Matriz de Santo Antônio e o passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei são duas atrações de destaque na cidade. Para quem admira pintura em telas, vale visitar os ateliers dos artistas Valin Branco, Sérgio Ramos e o do Guido Boletti.

cd8d778e8ba23802ed932dfb73a2e1d3
Festa do Divino com apresentação de Congados. Foto patriamineira.com.br.

São João Del Rei/MG

Cidade com tradições fortes, como a Festa do Divino com apresentação de grupos de Congado que acontece há 355 anos – no dia 18/10 – além de suas igrejas e comemorações religiosas.

 

724f43552fcd7cb9fae8a8d0c9de4186
Parque das Águas em Caxambu/MG. Foto br.pinterest.com.

Caxambu/MG

A passagem por Caxambu pede uma visita ao Parque das Águas e suas Termas, um lugar de natureza em harmonia, muito bonito e relaxante.

 

 

Pousada-Vistamar-Paraty-Centro-Historico
Centro histórico de Pataty/RJ. Foto de www.pousadavistamar.com.br.

Paraty/RJ

Com suas ruas de pedras, casas delicadamente decoradas e preservadas, seu artesanato e gastronomia local e muitas praias encantadoras, a cidade é um super destino final para uma viagem.

IMG_2325-1024x768
Praia do Sono. Foto de Marcelle Ribeiro.

É claro que se o interesse for aproveitar as belas praias, como por exemplo a Praia do Sono, será necessário deixar a moto no hotel e ter disposição já que os acessos as melhores praias não é tão fácil, muitos dependem de caminhadas em trilhas.

Outras opções como passeios de barco, escuna e caiaque ficam a disposição dos turistas.

E para os que apreciam a literatura, entre os meses de junho e julho, acontece em Paraty a Feira Literária Internacional , com escritores e atrações culturais.

No trecho entre as cidades de Cunha a Paraty, a estrada é fechada diariamente entre às 17:30 e 07:30 h por causa do Parque Estadual Serra do Mar.

Para se preparar para a aventura nas estradas de trilha e terra, confira a planilha fornecida pelo Instituto Estrada Real que descreve trecho a trecho a viagem, para acessá-la clique aqui.

E, ótima viagem!

GraBarros

Deixe uma resposta