Estrada Real: Caminho Sabarabuçu

amapa
Caminho Sbarabuçu. Foto Instituto Estrada Real.

O Caminho Sabarabuçu, por alguns considerado uma extensão do Caminho Velho, tem uma história interessante e trechos muito desafiadores.

Segundo registros, no século XVIII quando os Bandeirantes estavam percorrendo o Caminho Velho avistaram uma luz no pico de uma montanha, como na época imperava a busca por ouro, foi organizada uma expedição para a descoberta do novo “Eldourado”. Após trilhar o caminho e chegar ao topo da Serra descobriram que se tratava de minério de ferro, que refletia com a luz do sol aquele brilho que avistaram de longe.

Esse Caminho montanhoso foi chamado de Sabarabuçu, nome de origem indígena e que tem o pico mais alto à 1.762 metros de altitude, o antigo Pico Sabarabuçu e atualmente a chamada Serra da Piedade. Para chegar à ele, são trilhas e estradas margeando o rio das Velhas.

O trecho inteiro tem 160 km, sendo 23% de trilhas e o restante estrada de terra. Para os interessados em fazer o Caminho, sugere-se uma programação considerando as informações de GPS e altimetria do Instituto Estrada Real.

O percurso é rico em história e cultura, são muitas igrejas e festas populares nas pequenas cidades pelo caminho. As principais cidades são Glaura, Sabará, Caeté e Barão de Cocais, todas no estado de Minas Gerais.

100183670
Museu do Ouro. Foto boletim.museus.gov.br

Em Sabará há muitas igrejas, mas destaca-se o Museu do Ouro/ Casa de Borba Gato, com um acervo muito rico sobre o ciclo do ouro e a mineração da região.

 

 

100183670
Observatório Astronômico Frei Rosário – Na Serra da Piedade. Foto de mapio.net

Na cidade de Caeté, mais especificamente na Serra da Piedade, encontra-se o Observatório Astronômico Frei Rosário, mantido pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais.

Não é aberto ao público, mas é possível visitação em grupos de 20 a 45 pessoas, o custo é de R$ 50,00 por pessoa, as terças e quintas-feiras das 18:30 às 21:30 h, com agendamento prévio pelo e-mail [email protected]

Vale acompanhar o facebook do Observatório e o site, porque há uma programação de eventos gratuitos e abertos para observação celestes!

facebook.com/oafr.ufmg  / www.observatorio.ufmg.br

Em Barão de Cocais, uma das atrações é o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada com suas pinturas milenares. Localizado na estrada de terra que liga as cidades de Barão de Cocais e Cocais, são apenas 4km e tem placa de sinalização indicando a entrada.

mapa_pedra
Foto clicabarao.com.br
faculdadeum
Pintura milenar.

 

 

 

 

 

Em relação a hospedagens, em Glaura e Barão de Cocais há poucas opções, mas é possível encontrar pousadas bem legais no entorno, como por exemplo em  Cachoeira do Campo  que fica à 9 km de Glaura.  O valor médio em todas as cidades é de R$ 160,00 (casal – agosto 2016).

 

GraBarros

Deixe uma resposta