Estrada Real: Caminho dos Diamantes

Kit Estrada Real.

Em posts anteriores, falamos muito sobre os Caminhos da Estrada Real. Todos baseados em pesquisas e relatos de motociclistas que conheciam, mesmo que em partes, algum dos Caminhos.

No último feriado de Corpus Christi, fomos conferir um dos trajetos, o Caminho dos Diamantes, de Diamantina a cidade de Ouro Preto.

Foram 4 dias e esticamos até na segunda para conhecer a cidade de Tiradentes. Poucos dias, por isso optamos por fazer o Caminho para conhecer as estradas e paisagens, sem “turistar”.

Com alguns dias de antecedência, preenchemos um formulário para retirar o Passaporte da Estrada Real, basta acessar:www.institutoestradareal.com.br/passaporte e observe os pontos e cidades de retirada. Nós retiramos em Diamantina.

Cerveja artesanal local.

No primeiro dia, fizemos o trecho Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro, Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro. Em cada uma dessas cidades pegamos um carimbo no passaporte, nos pontos indicados em uma lista disponível no site do Instituto Estrada Real – www.institutoestradareal.com.br.

 

Caminho doa Diamantes.
Caminho dos Diamantes.

 

 

 

 

Foram aproximadamente 135km de estrada de terra (chão batido) que levou o dia todo.

Morro do Pilar.

No dia seguinte passamos por Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, Ipoema, Mariana e finalizamos em Ouro Preto. Totalizando mais um trecho de aprox. 276 km, dos quais 200km foram de estrada de terra, apenas de Mariana a Ouro Preto seguimos pela rodovia.

 

Ouro Preto.

Em Ouro Preto, no SESC que fica na praça central, retiramos nosso certificado de conclusão do Caminho dos Diamantes e ganhamos adesivos, um guia e uma revista sobre a Estrada Real.

Muito bem estruturada a ação de promoção ao turismo regional, apesar da população ainda não ter plena consciência da importância deste projeto Estrada Real. Mas já é um começo!

Tradicional queijo com doce de leite.

Destaque absoluto para a culinária mineira, nas cidades grandes ou nos povoados, sempre todas aquelas deliciosas opções:pão de queijo, doce de leite, pastel de angu, feijão tropeiro e afins!!!

É um passeio que pode ser feito de várias formas, com foco em percorrer o Caminho, curtir a paisagem e treinar a pilotagem na terra ou em vários dias parando nas cidades com mais tempo para conhecer as igrejas e a população local.

 

GraBarros