A Ruta Nacional 40 passa por 11 das 23 províncias do território argentino. São elas: Santa Cruz, Chubut, Rio Negro, Neuquén, Mendoza, San Juan, La Rioja, Catamarca, Tucumán, Salta e Jujuy.
Para quem está pensando em percorre-la, observe as descrições abaixo para ter uma ideia das paisagens e tipos de passeios que se encontra pelo Ruta 40.
Santa Cruz
Localizada na Patagônia Argentina é a terceira maior província do país, seu território tem 243 quilômetros quadrados de extensão e uma população de aproximadamente 200 mil habitantes.
Na região encontra-se a cidade de El Calafate ao norte da província, via de acesso para visitação ao Glaciar Perito Moreno, uma das geleiras mais grandiosas da Patagônia.
Chubut
A Província de Chubut, ainda na Patagônia, é uma região com muitos remanescentes indígenas Mapuche e também lar dos Pinguins de Magalhães. Na pequena cidade de Punta Tombo há uma colônia com mais de 500 mil aves, uma das maiores do mundo.
É possível vê-los de perto através de trilhas que se aproximam da praia onde se concentra a colônia. A entrada de Punta Tombo é paga, valor aproximado de 100 pesos argentinos (2014).
Os Pinguins começam a chegar em setembro, passam por algumas fases entre acasalar e receber os novatos e deixam a região até abril, ou seja, programe-se para encontrá-los!
Rio Negro
A Província de Rio Negro tem uma cidade que é atração turística conhecida mundialmente, San Carlos de Bariloche, famosa por suas estações de esqui.
Pelos arredores de “Bariloche” há um outro ponto muito visitado que é o Cerro Tronador, divisa entre a Patagônia Argentina e Chilena.
Neuquén
A região de Neuquén é bem povoada, aproximadamente 620 mil habitantes e nela estão as maiores jazidas de petróleo e gás da Argentina.
A Província também oferece muitas belezas naturais que são fortes pontos turísticos, como lagos e bosques.
Mendonza
Província localizada entre os rios Mendonza e Tunuyán, é uma região prospera para as plantações de videiras e hortaliças. As famosas vinícolas, como a Bodega Chandon por exemplo, atraem turistas do mundo todo. Outra atração da província é o Zoológico de Luján, onde é possível ficar bem perto de grandes felinos.
San Juan
San Juan está junto a Cordilheira dos Andes, na região também são cultivados videiras e uma das Cavas fica dentro de uma Caverna em San Juan – Ruta 12 km 15. O Rio San Juan, que corta as grandes montanhas esculpidas pela natureza, é ponto de interesse dos turistas, uma paisagem diferente.
La Rioja
A Província de La Rioja está localizada em uma região de terreno muito acidentado e pouca vegetação. Cultiva-se videiras e oliveiras através de irrigação artificial. O turismo vem sendo explorado nos últimos anos, na sua principal atração o Parque Nacional Talampaya, declarado pela Unesco como a Patrimônio Mundial. O Parque é uma reserva natural rica em vida selvagem, preserva a história dos povos que ali viveram através das gravuras deixadas em pedras além de ser um sítio paleontológico.
Catamarca
Entre as 23 províncias da Argentina, Catamarca ocupa o 11 lugar no índice de desenvolvimento humano, é uma região com atividades econômicas variadas. Não tem grandes atrações turísticas, mas dispõe de águas termais e para quem quer relaxar uma ótima opção são as Termas de Fiambala.
Tucumán
Pequena província, mas com um ponto de visitação muito interessante, “Pueblo de Quilmes”, ruínas de uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes que foi dizimada pelos Incas e depois pelo Espanhóis.
Salta
Localizada no norte da Argentina, é de lá que saí o famoso Trem das Nuvens, que percorre os Andes a uma altitude de 5.000 m e termina a viagem quase na fronteira com a Bolívia. A cidade de Salta capital da Província é um charme, com seus grandes prédios históricos, uma gastronomia fantástica e seu povo receptivo.
Jujuy
Destaque para Jujuy, que faz fronteira com o Chile entre as montanhas dos Andes, que é o ponto de destaque da região. Para os motociclistas isso basta, porque é uma das paisagens mais impressionantes que meus olhos já testemunharam.
É um percurso muito extenso, mas é possível fazer aos poucos em períodos diferentes.
GraBarros