Estrada Real: Caminho dos Diamantes

mavpa
Caminho dos Diamantes. Foto Instituto Estrada Real.

O Caminho dos Diamantes, foi demarcado como uma “Estrada Real” no ano de 1729, quando as pedras preciosas da região de Diamantina passaram a ter representação na economia brasileira e portuguesa.

São 395 km dos quais 105 km são asfalto e o restante trilhas e terra. Uma característica deste roteiro são as subidas, algumas bem longas como no trecho entre  Santo Antônio do Norte e Itapanhoacanga  e entre Serro e Diamantina.

Para os interessados em fazer o Caminho dos Diamantes sugere-se a utilização das informações de GPS e Altimetria do Instituto Estrada Real.

As principais cidades do Caminho dos Diamantes são: Diamantina, Serro e Mariana, todas dentro do estado de Minas Gerais.

sao-francisco-de-assis
Igreja de São Francisco de Assis.

Diamantina

Cidade natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek e da conhecida Chica da Silva, escrava alforriada que alcançou uma posição respeitada na sociedade da época por manter relação estável com o contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira.

passadico-da-gloria-diamantina-mg
Casa Glória.

Quem visita Diamantina tem a curiosidade de conhecer o famoso “Passadiço Azul” da Casa Glória, que liga dois casarões e é de uma arquitetura admirável, além das muitas histórias que aquela casa conta. Atualmente é um Centro de Geologia.

3789993619_66154e6842
Capela de Santa Rita.

Serro

Uma pequena cidade com aproximadamente 21 mil habitantes e rodeada por serras, morros, rios e cachoeiras. Para os apreciadores da natureza uma parada obrigatória, são aproximadamente de 100 cachoeiras, sendo as mais procuradas: Malheiros, Moinho de Esteira, Carijó, Cascatinha.

passadico-da-gloria-diamantina-mg
Queijo do Serro.

Mas o que faz sua fama é seu queijo. Produzido através de um processo desenvolvido à aproximadamente 300 anos, semelhante a fabricação do queijo da Canastra, o queijo do Serro ganhou o título de patrimônio imaterial de Minas Gerais, concedido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em 2002.

P1120286
Igrejas em Mariana/MG.

Mariana

Foi a primeira capital de Minas Gerais. Na época Capitania de Minas Gerais, ganhou o posto por sua elevada produção de ouro o que até hoje influencia no PIB da cidade quando comparado aos da região no seu entorno.

O centro histórico de Mariana concentra todas as igrejas e museus que contam sua história, é possível passear à pé pelas ruas para fazer as visitações. Outra atração interessante é o passeio de Maria Fumaça até Ouro Preto.

Com este post finalizamos a Série Estrada Real, espero que aproveitem as dicas e motivam-se a conhecer as belezas do nosso país!

Em relação a hospedagem acesse: 10 Melhores Hotéis Estrada Real – Tripadvisor e Onde Ficar do Instituto Estrada Real.

 

GraBarros

 

 

 

Deixe uma resposta