Neste segundo post sobre Destinos de Inverno, o tema são as Serras Gaúchas, com foco nas regiões de cultivo de videiras.
E Gramado e Canela? Ficarão para o post do dia 30.06 última semana de junho completando o roteiro da região.
A Serra Gaúcha é composta por 47 municípios, dos quais 16 cultivam videiras e são fortes produtores de vinho, reunindo um total de 83 vinícolas. A partir de 1990 desenvolveu-se na região o Enoturismo, ou seja, turismo voltado para tudo que seja proveniente do cultivo, da produção ou derivados do vinho.
As cidades que compõem a Serra Gaúcha possuem um forte apelo turístico, mas nem sempre foi assim, em 1980 liderados pelo Hotel Dall´Onder, os representantes dos municípios se organizaram para transformar a cultura local em atrativos turísticos, investindo em grupos de dança folclóricas, corais, espetáculos teatrais, gastronomia típica das colônias Italianas e visitação as propriedades rurais.
Devido a sua extensão, a região foi dividida em dois polos, o Vale dos Vinhedos e a Região Uva e Vinho, sendo a última subdivida em quatro microrregiões. Para facilitar a escolha por parte dos turistas, as agências oferecem o Tour Vale dos Vinhedos e o Tour Uva e Vinhos.
Entre as Vinícolas mais visitadas, estão:
Vinícola Aurora
Localizada no município de Bento Gonçalves/RS, a maior do Brasil e coleciona vários prêmios por seus vinhos. O horário de visitação é de segunda à sábado das 08:15h às 17:15h entrada gratuita.
Vinícola Miolo
Localizada no Vale dos Vinhedos, faz parte do Wine Group, líder no mercado brasileiro e oferece uma ótima estrutura de visitação que inclui degustação. Tem um custo de R$ 20,00 ( data base maio/2016) para a visitação e degustação de vinhos e se efetuar alguma compra na loja da vinícola ganha-se um bônus de R$ 5,00 da valor da entrada.
Cantina Tonet
Localizada em Caxias do Sul/RS, vinícola familiar, que preserva suas raízes italianas e seu estilo rústico, oferece um almoço fantástico e não cobra taxa de entrada.
Um evento importante no calendário da região é a comemoração do Dia do Vinho, que acontece entre os meses de maio e junho no Vale dos Vinhedos. São duas semanas de programação intensa na região.
Para os motociclistas que se interessaram, é possível fazer todos os passeios que envolvem degustação de vinhos através de uma agência de turismo. Pesquisando as agências locais selecionei duas para facilitar o contato: a Brocker Turismo e para quem for de carro ou avião entre em contato com SCN_ahobaviagens pelo Facebook e fale com a Carla.
Em relação as hospedagens, devido as alterações de valor no inverno, sugerimos uma pesquisa no Booking.com, entre as opções Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado e Nova Petrópolis, são cidades relativamente perto uma das outras.
O inverno tem seu sabor, hora de chocolate quente, hora de vinho, de fondue, de vários caldos, além de ser uma estação super agradável para viajar de moto, devido a pouca previsão de chuva e temperaturas amenas.
Este roteiro é muito flexível, depende do tempo disponível.
Por exemplo, em 5 dias é possível incluir as cidades de Gramado e Canela no roteiro. Em 4 dias a sugestão são os passeios nas vinícolas e da Maria Fumaça em Bento Gonçalves, agora se a intenção for apenas curtir o final de semana (sexta/sábado e domingo) priorize os Tours de Vinhos.
GraBarros