Com base nas viagens que fizemos a Europa em 2014 e 2015, passando pelos países Portugal, Espanha, França e Itália, formulamos um FicaDica para facilitar a programação de quem pretende explorar esse continente encantador.
Hospedagem
Ao desenhar o roteiro, geralmente fazemos apenas a reserva do dia da chegada e em situações específicas, por exemplo, tínhamos que estar em Barcelona no dia 13 e 14 de junho, então já reservamos. Mas todas as demais, primeiro escolhemos a cidade e depois faço a reserva pelo Booking. Todas as reservas pelo Booking, é fácil de fazer, a confirmação vem na hora e se precisar cancelar também é tranquilo.
Atenção: Ao escolher o hotel vá em Comodidades e verifique a questão do estacionamento, wi fi e café da manhã, que no caso da Europa nunca está incluso. Leia alguns comentários, isso pode evitar de entrar em uma fria.
Observe bem os hostels e B&B, se realmente compensa.
Pontos Turisticos
Depois de escolher a cidade e fechar a hospedagem, pesquisamos sempre os pontos turísticos pelo Trip Advisor e escolhemos os principais, porque são sempre muitas opções.
Roteiros
O roteiro é feito pelo meu esposo, o Alex. Com o auxilio do GPS, google maps e sem dispensar o mapa tradicional da Europa, é traçado um roteiro prévio, depois durante a viagem fazemos as alterações necessárias. Geralmente colocamos dia dia em uma planilha, com os KM de uma cidade para a outra, assim é possível visualizar os Kms totais da viagem.
Outra dica importante, o google maps e gps nem sempre traçam a rota pela estrada mais bonita, pelo mapa de papel é possível identificar as vias secundárias e vias verdes.
Estradas
Se prepare para muitas curvas. As melhores estradas são as Autopistas, porém o visual não ajuda e os pedágios são muito caros. Fizemos quase todo caminho por pistas secundárias que além do visual, elas permitem experiências de pilotagem únicas. São sequências de curvas de inclinações variadas exigem atenção e muita calma. Por isso, não vale a pena tentar rodar distancias acima de 300 km/dia, pois a pressa vai tirar o sabor da viagem além de gerar um risco desnecessário.
Nos parques cuidado com os animais silvestre eles cruzam a pista com frequência. A sinalização é excelente na maioria dos casos, contudo nos Pirineus encontramos muitas obras na pista e alguns trechos sem sinalização do lado Francês. Outro ponto de atenção são os Motorhomes, há muitos na estrada e em trechos sinuosos sugiro manter uma boa distância.
Educação no Trânsito
O que nos surpreendeu foi a educação no transito. Todos dão passagem e param para pedestres. Por isso, quando estiver passando por dentro de pequenas cidades fique atentos as pessoas que cruzam as ruas. Outro ponto interessante é sobre estacionamento para motos, eles param com frequência sobre a calçada e isso não é um problema desde que não atrapalhe o fluxo de pedestre. Os policiais foram sempre prestativos e educados e não me recorde de ter que apresentar nenhum documento. Porém, na duvidas eles estavam sempre conosco.
Locação Da moto
Escolha uma boa locadora, pois tivemos um suporte ímpar e nos sentimos em casa, eram motociclistas recebendo motociclistas. Há muitas locadoras não especializadas, o preço é menor, mas você não terá um suporte adequado. Recebemos dicas de estrada e hotéis e um suporte excelente para guardar nossas malas. Além disso, nossa moto estava impecável, por isso avalie bem a locadora. Pagamos no aluguel de uma Big Trail GS 1.200 E$ 100,00 dia (data base 2015) pela Motoxplorer Lisboa/PT.
Dica: Ao abastecer independentemente do idioma aprendemos que é só procurar a mangueira verde, isso é um padrão em todos os países. Na maioria dos postos é autosserviço, mas há dois tipos de bomba uma para pagamento antecipado no cartão de crédito e outra para pagamento no caixa.
Custo da Viagem
Custo estimado (base 2015) para o casal EU$ 150,00 por dia, sem contar aluguel da moto e passagens aéreas, e claro, sem compras adicionais. Nesse valor consideramos hospedagem+ transporte na cidade + alimentação e pontos turísticos.
GraBarros